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Por dentro da Lei 13103: conheça tudo sobre a lei do motorista

  • junho 25, 2018
  • One Comment

Conhecida como a lei do motorista, a lei 13103 é um conjunto de normas para o exercício da profissão de motorista profissional, seja para o transporte rodoviário de passageiros ou de cargas. A lei tem como objetivo unificar todos os direitos e deveres dos milhões de condutores.

Lei 13103

A lei 13103

Para disciplinar a jornada de trabalho do motorista de caminhão, o Governo Federal propôs uma nova legislação no ano de 2015. O texto altera alguns trechos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), assegurando novas garantias, como:

  1. Ter acesso gratuito a programas de formação e aperfeiçoamento profissional normatizados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito);
  2. Contar com atendimento reabilitador, terapêutico e preventivo por meio do SUS (Sistema Único de Saúde);
  3. Garantia de proteção do Estado contra ação criminosa que lhe seja dirigida enquanto estiver exercendo a profissão;
  4. Acesso a serviços de medicina ocupacional, prestados por instituições públicas ou privadas sob escolha do motorista.

Os condutores empregados em transportadoras (não autônomos) contam com uma parte específica na lei do motorista:

  1. Os caminhoneiros não devem responder ao empregador por qualquer tipo de prejuízo patrimonial causado por terceiros.
  2. Ter uma jornada de trabalho diária de no máximo 8 horas, podendo ser estendida em até 2 horas adicionais (ou 4, se previamente acordado). Ela deve ser controlada e registrada pelo empregado.
  3. Garantia de seguro obrigatório custeado pelo empregador, com o valor mínimo de 10 vezes o piso salarial da categoria do motorista, destinado para os casos de morte natural, morte por acidente, invalidez total ou parcial por acidente.

Sobre a jornada de trabalho

Em relação à jornada de trabalho dos caminhoneiros, apesar de ser determinado que a quantidade máxima de horas diárias trabalhadas são 8 horas (podendo ser estendida em até 2 ou 4 horas adicionais), existem algumas peculiaridades na lei do motorista, como:

  • A jornada, a não ser que esteja prevista em contrato, não possui horário fixo de início, término e nem intervalos.
  • Essas 8 horas serão efetivamente consideradas enquanto o motorista estiver à disposição do empregador.
  • As horas extraordinárias serão pagas com o acréscimo previsto na legislação aplicável a qualquer trabalhador (50% sobre o valor/hora).

Como funciona o descanso?

Esse foi o aspecto que mais mudou com a lei 13103. Lembrando que essas normas só valem para os motoristas empregados. Entre as principais mudanças na lei do motorista, temos:

  • O motorista deve ter, no mínimo, 1 hora de descanso para refeição por dia.
  • Dentro do período de 24 horas, são asseguradas ao menos 11 horas de descanso. O maior período deve ser de, pelo menos, 8 horas ininterruptas. As 3 horas restantes podem ser fracionadas ao longo do dia.
  • Em viagens de longa distância, quando o motorista ficar fora por mais de 24 horas, o repouso pode ser feito no veículo, em alojamento ou em outro local com condições adequadas.
  • O tempo em que o motorista fica aguardando carga, descarga ou fiscalização da mercadoria transportada, não é considerado jornada diária, mas deve ser indenizado em 30% do salário-hora normal.
  • O motorista não pode dirigir mais de 5 horas e meia ininterruptas. Seja no transporte de carga ou no de passageiros. Esse tempo só pode ser estendido em casos que o condutor precisa oferecer segurança ou atendimento.

Exame toxicológico

Uma das novidades aprovadas na lei 13103 foi a exigência de exames toxicológicos nos motoristas. As análises devem acontecer nos seguintes momentos:

  • Quando falamos de profissionais empregados, os exames são feitos na admissão e desligamento.
  • A cada 2 anos e meio, o motorista também deve passar por um programa de controle de uso de drogas e bebidas alcoólicas.
  • Se for reprovado no exame, o motorista perde o direito de dirigir por três meses.

Pedágio e tolerância ao peso

A lei 13103 também mudou algumas regras em relação ao valor do pedágio e tolerância ao peso de carga. Com a nova legislação, os seguintes pontos começam a valer:

  • Veículos de transporte que circulam vazio não pagam taxas de pedágio sobre os eixos que mantiverem suspensos.
  • Com nova tolerância quanto ao peso dos veículos tanto de cargas quanto de passageiros, fica permitido: 5% sobre os limites de peso bruto total e 10% sobre os limites de peso bruto transmitido por eixo de veículos à superfície das vias públicas.

O que mudou com a greve dos caminhoneiros

Com duração de 10 dias (21/05/18 a 30/05/18), a greve dos caminhoneiros teve um grande impacto no país. A principal reivindicação dos profissionais, logo no começo da paralisação, era a redução nos preços de óleo diesel – que subiram mais de 50% nos últimos 12 meses – e a fixação de uma tabela mínima para os valores de frete.

Com o passar do tempo, a greve foi ganhando força e outras exigências foram colocadas em pautas. A categoria conseguiu que o Governo Federal aprovasse algumas medidas. Essas são as principais:

  • Alíquota da Cide sobre o diesel zerada até o fim do ano;
  • Redução do preço do diesel em 10% por 30 dias. O valor ficará fixo em R$ 2,10 nas refinarias pelo período;
  • Ajustes a cada 30 dias do preço do combustível, conforme a política de preços da Petrobras e fixação por mais um mês;
  • Garantia de que não haverá reoneração da folha de pagamento do setor de cargas;
  • Reedição da tabela de frete a cada três meses;
  • Reuniões periódicas entre as entidades representantes da categoria e o governo;
  • Contratação, pela Petrobras, de caminhoneiros autônomos como terceirizados para prestação de serviços.
“Para certas ervas, os produtos devem ser testados para aprovação da FDA. Por exemplo, revisamos um como comprar viagra na farmacia suplemento de ervas chamado Ginseng Power-X.

Tecnologia na legislação

A lei 13103 reúne várias normas que devem ser seguidas pelas transportadoras e caminhoneiros. Mas como ter certeza de que todas estão seguindo a legislação durante o processo? Um sistema de gestão automatizado, como o Gestran ERP, pode ser a resposta.

O sistema permite que o gestor controle todos os processos, independente do setor, em um só lugar. Ao ser integrado com o rastreador veicular de cada caminhão, por exemplo, o módulo Logística e Rastreamento permite que o responsável saiba exatamente onde está o caminhão e por quanto tempo ele parou. Desta forma, é possível ter certeza de que o condutor está seguindo as regras de jornada de trabalho e descanso.

Para saber como o Sistema ERP pode ajudar a sua transportadora seguir todas as normas da lei 13103, a lei do motorista, e impulsionar seus negócios, entre em contato com a Gestran e solicite uma demonstração gratuita.

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